De quanto torque você precisa na manutenção de seu veículo?

O torque é definido como o comprimento do braço da alavanca multiplicado pela força aplicada. Por exemplo, se você tiver uma barra de 2 metros de comprimento e pendurar um peso de 10 kg nela, você terá aprox. 200 Nm de torque.
Ao considerar quanto torque você precisa usar para um determinado trabalho ou aplicação, considere o tamanho do parafuso. Isso ocorre porque os requisitos de torque são baseados no parafuso, não na equação de torque que incluímos acima. Como você pode imaginar, os parafusos maiores podem aceitar um torque maior. Se o torque for muito baixo, você corre o risco de o parafuso vibrar e se soltar. Por outro lado, se o torque for muito alto, ele pode alongar, trincar e até que o parafuso se quebre ao meio.
“Muitos mecânicos aplicam muito torque nas oficinas”, diz Warren Seith, gerente de desenvolvimento de inovação da Ingersoll Rand. “Uma aplicação pode precisar de apenas 80 Nm, mas o montador pode colocar 300-400 Nm no parafuso, e como observamos anteriormente, isso pode ser perigoso porque pode fazer com que o parafuso se parta ao meio”. As ferramentas de impacto Ingersoll Rand são úteis para se ter por perto na oficina, mas servem a um propósito específico. Tenha em mente que as ferramentas de impacto não reagem, então o operador não sente quanto de torque que foi aplicado ou quão apertado está o parafuso. Isso não quer dizer que as chaves de impacto não sejam uma parte importante da oficina, mas existem maneiras melhores de apertar um parafuso crítico corretamente. Chaves de impacto são ideais para situações em que é necessário remover um parafuso, especialmente aqueles que estão muito apertados, enferrujados ou congelados, porque ajuda a arrancá-los rapidamente. “Quando você está apertando um parafuso, a chave de impacto pode facilmente aplicar muito torque”, disse Seith. Sendo assim “aperte levemente com a chave impacto e finalize com um torquímetro manual (ou chave de clique), porque isso permite que você meça e certifique-se de não apertar demais o parafuso”.
De acordo com Seith, “mais e mais oficinas estão prestando atenção a isso e se modernizando”. Um grande impulsionador disso é a segurança do cliente. As rodas ou itens da suspensão e motor, por exemplo, podem se soltar e cair devido porcas e parafusos fixados de forma errada, sendo com muito torque, ocasionando a quebra ou pouco torque gerando o desaperto do parafuso/porca. Por isso, em casos em que você está lidando com um parafuso crítico de segurança, como uma porca de roda, você pode deve usar um torquímetro para se certificar de que não apertou demais a porca de roda.
Lembre-se de que todos os fabricantes de automóveis recomendam um torque para os parafusos, essas informações quase sempre podem ser encontradas no manual do veículo. Quanto ao “torque recomendado” de um parafuso, ele varia de acordo com a aplicação e o tamanho do parafuso.
Deixamos aqui uma dica de ferramenta para uso geral, uma chave de impacto de meia polegada, Ingersoll Rand 2235TiMAX ou 2135QXPA, são excelentes ferramentas para remoção de porcas/parafusos de roda, suspenção e itens do motor, especialmente se elas estiverem enferrujadas, congeladas ou muito apertadas. No entanto, são muito poderosas para a montagem, por isso, certifique-se de prestar atenção no nível de torque ao apertar, e não permitindo que o parafuso ultrapasse o “torque recomendado”, uma dica é utilizar o regulador de potência da ferramenta (4 níveis de intensidades) e depois não se esqueça de garantir o torque recomendado com um torquímetro, entregando trabalho seguro e bem executado.
Silvio Beneduzzi
Diretor BHE BOMBAS E ACESSÓRIOS LTDA