Como funciona uma Chave de Catraca ?

Como funciona uma Chave de Catraca ?
Por Jim Bouchard, gerente de engenharia – Power Tools Ingersoll Rand. As chaves de catraca, sejam elas pneumáticas ou a bateria, funcionam praticamente da mesma maneira. Eles normalmente têm um motor que funciona em alta RPM e em uma direção apenas, independentemente da porca estar sendo apertada ou afrouxada. A saída do motor passa por uma engrenagem planetária, que reduz a velocidade e aumenta o torque, normalmente por uma relação de engrenagem entre 4:1 e 6:1. A saída da engrenagem aciona um virabrequim com um pino desviado em sua extremidade. Este pino (bailarina) de deslocamento faz o mecanismo trabalhar apenas de um lado para o outro. Com esse arranjo, uma volta completa do virabrequim balança o pino de um lado para o outro e vice-versa, se você pensar em uma catraca manual, na qual balançamos a alavanca repetidamente para frente e para trás, o mecanismo do pino está fazendo a mesma coisa deslocando a catraca com golpes curtos e em um ritmo muito mais rápido. O diâmetro interno do mecanismo da catraca é forrado com dentes de engrenagem que circundam e interagem com um mecanismo de catraca nomeado de lingueta, muito parecido com uma catraca manual. Quando o garfo balança de um lado para o outro, os dentes travam com a lingueta para girar a saída da ferramenta. Então, quando o garfo balança para trás, os dentes deslizam pela lingueta. O seletor para frente/para trás na ferramenta é usado para alterar a orientação da lingueta de modo que ela trave com os dentes do garfo para rotação no sentido horário ou para rotação no sentido anti-horário. Esse mecanismo é o responsável por aquele ruído característico das chaves de catraca, tleck... tleck... tleck! Chave de catraca a bateria R3150 e 1077XPA pneumática. Ideais para agilizar o afrouxamento e reaperto da área livre dos parafusos seja sua necessidade pneumática ou até mesmo uma ferramenta leve e versátil a bateria como a R3150, ambas apresentam o mesmo princípio de funcionamento, mas não se engane com sua velocidade, seu motor funciona a 24.000 RPM sem carga, a saída do motor passa por uma engrenagem planetária que possui uma relação de engrenagens e derruba o RPM na entrada do virabrequim para cerca de 5.000 RPM. Uma rotação do virabrequim corresponde a um movimento de vai e vem no pino (bailarina), ou seja 5.000 vezes por minuto, o que faz com que a catraca seja acionada entregando aproximadamente 280 RPM no encaixe de soquete da ferramenta. Silvio Beneduzzi Diretor BHE BOMBAS E ACESSÓRIOS LTDA